CTRN - Centro de Tecnologia e Recursos Naturais

Home » Notícias » Pesquisa
Pesquisa
A- A+

UFCG abre inscrições para seleção de projetos PIBIC/PIVIC

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), está com inscrições abertas para seleção de projetos no âmbito dos programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC), voltados para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação.

Podem participar pesquisadores, professores e servidores técnico-administrativos de nível superior, todos com título de doutor. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de junho, tanto no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), como no Sistema de Avaliação e Acompanhamento de Projetos (SAAP), conforme instruções dos editais. Os programas têm vigência de agosto de 2019 a julho de 2020. Serão contemplados projetos nas áreas de Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas; Humanas; Sociais; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; entre outras.

Os projetos serão avaliados pelos consultores ad hoc e pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica. O resultado final será publicado em 5 de julho, mesmo dia em que se inicia o prazo para opção por PIVIC para projetos não contemplados por bolsa, bem como inscrição de alunos indicados pelos orientadores para bolsas. O PIBIC dispõe de uma cota de 125 bolsas da contrapartida da UFCG. O total de bolsas dependerá da cota a ser disponibilizada pelo CNPq.

Mais informações: https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/776-ufcg-abre-inscricoes-para-selecao-de-projetos-do-pibic-e-pivic.html

CNPq recebe proposta de Bolsas PQ e PQ-Sr

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu o prazo para recebimento das propostas de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr), com o lançamento das Chamadas Públicas N° 07/2019 e N° 06/2019.

Os pesquisadores interessados deverão consultar os critérios específicos de cada Comitê de Assessoramento (CA), disponíveis nas respectivas chamadas. A data de submissão das propostas para PQ-Sr vai até o dia 24 de julho de 2019 e para a bolsa PQ, até o dia 31 de julho de 2019.

A bolsa de Produtividade em Pesquisa existe desde 1976 e tem como objetivo valorizar os pesquisadores que possuam produções científicas, tecnológicas e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. É concedida em cinco níveis: 1A, 1B, 1C, 1D e 2.

Já a bolsa de Produtividade em Pesquisa Sênior busca reconhecer e valorizar os pesquisadores que se destacam entre seus pares como líder e paradigma na sua área de atuação. Foi criada em 2005 como uma categoria de bolsa PQ e, a partir de 2011, se tornou uma modalidade de bolsa independente. Ela é destinada ao pesquisador bolsista PQ ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) na Categoria 1 por pelo menos 20 anos ou bolsista PQ ou DT na Categoria 1, níveis A ou B, por pelo menos 15 anos.

Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/7255393

Telefone:  (83) 2101-1400
E-mail: ctrn@ufcg.edu.br
Endereço:  R. Aprígio Veloso, 882 - Universitário, Campina Grande - PB, 58429-900
desenvolvido por:  Martinho Vieira. e-mail: martinhovieira@gmail.com